O Brinquedo, o brincar e a arte educação
- Pathy Glovacki
- 22 de abr. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 20 de mai. de 2022
Bem-vindos
Este espaço foi criado para disponibilizar informações e publicizar de maneira permanente alguns brinquedos do meu acervo pessoal, utilizados entre as décadas de 1980 e 1990.
O intuito é divulgar estes dados especialmente para o público saudosista; infanto-juvenil e educadores das escolas de Ensino Fundamental como conteúdo informativo e histórico (que pode ser utilizado, entre outras coisas, para o processo de ensino-aprendizagem).

Brinquedo e brincadeira – reais ou imaginários são grande importância para a infância. São importantes para o desenvolvimento simbólico, estimulam a imaginação, o raciocínio e a autoestima. Para Moreira, (1994, p. 53) “o brinquedo oferece divertimento, conhecimento e satisfação. Os brinquedos enriquecem o processo de aprendizagem e o desenvolvimento cognitivo. Por meio deles, a criança exercita as capacidades de representar o mundo e de distinguir as pessoas”. Ao mesmo tempo, ao brincar, a criança passa a compreender as características dos objetos, seus funcionamentos, os elementos da natureza e os acontecimentos sociais – ela experimenta, descobre, inventa, exercita e confere suas habilidades no seu dia-a-dia, desenvolvendo cada vez mais, suas potencialidades diante das dificuldades apresentadas (SANTOS e SANTOS, 2021).
Arte é linguagem que gera prazer às crianças. Brincar de banda, cantar, movimentar o corpo, amassar papel, bater palmas, soprar uma pena ou bater na água mostra o poder de fazer coisas. Fazer arte é de certa forma brincar.
O poder expressivo da brincadeira, contido na arte educação faz a criança compreender e conhecer o mundo, pela sua ação e pelos seus sentidos, passando a construir sua identidade.
Encerro com uma frase de Portinari, que adorava pintar crianças brincando:
“Sabem por que eu pinto meninos em gangorras e balanços? Para botá-los no ar feito anjos.”(CIA, 2006, p. 2).
Parabéns pelo espaço que criou Pati! Muito legal relembrar brinquedos que fizeram parte da minha infância e saber um pouco a história de cada um. Ver que mesmo com o tempo, alguns ainda são utilizados e mesmo em sala de aula, auxiliando no ensino aprendizagem "brincando".